Pular para o conteúdo principal

Tibet - A luta por independência

 


O extenso território tibetano se encontra num planalto ao redor da cadeia do Himalaia. O Tibet foi um estado independente entre 1911 a 1959, quando embora a China reivindicasse o domínio do território desde o século XIII. Os tibetanos sempre contestaram essa hipotética dominação chinesa.

A organização social tibetana presenciava a teocracia. Com a ocupação da China Popular, no ano de 1949, aconteceram vários eventos: foi desfeita a aristocracia local; a escravidão e o culto religioso foram abolidos; a terra foi distribuída; e a capital Lhasa foi considerada uma região autônoma e milhares de chinês da etnia han passaram a ocupar a região.

As forças separatistas tinha o Exército de Defesa da Religião lutavam contra as forças de ocupação e àqueles prós-anexação chinesa. O exército vermelho de Mao Tsé-Tung (1893-1976) esmagou o movimento separatista. O líder espiritual, Dalai Lama, foi exilado no exterior.

Na década de oitenta, após ondas de protestos por democracia na China, os monges budistas e civis voltaram se rebelar. A lei marcial foi adotada, passando a reprimir as manifestações culturais e a relativa autonomia.

Durante as olímpiadas de 2008, novas manifestações ocorrem no Tibet. Os separatistas foram às ruas contra e fizeram ataques aos cidadãos chineses em toda a região. O exército chinês reprimiu o movimento com violência. Mesmo exilado, Dalai Lama, pedia que os protestos não fizessem uso da violência.

Com a repercussão negativa mundial da violência contra os tibetanos – que pediam mais autonomia e até independência da China – durante as Olímpiadas de Pequim, os tibetanos não tiveram êxito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nicholas J. Spykman e a Teoria do Rimland

  A Teoria do Rimland (Spykman) O Nicholas J. Spykman (1883-1943) nasceu na Holanda e foi radicado nos Estados Unidos. Spykman foi um importante geoestrategista da política externa estadunidense. Influenciado pela escola britânica, sobretudo à Teoria do Heartland, de Mackinder, desenvolveu a Teoria do Rimland – entorno da terra -, também intitulada de “Estratégia de Contenção”. O Spykman via os conflitos internacionais como algo permanente, marcando a visão de mundo da Guerra Fria. No cenário internacional, a visão de paz era condicionada à necessidade de tensão política, garantindo um “equilíbrio” e uma “estabilidade”. O “equilíbrio” e a “estabilidade” no espaço foram denominados de Rimland. Ou seja, a periferia do Heartland. Essa teoria do Spykman contradizia ao pensamento de Mackinder que afirmava que quem tem o domínio do pivô do mundo “a ilha mundial”, dominaria o mundo; e para o Spykman, “ao dominar o rimland, controlaria o mundo”. O rimland seria o espaço aonde...

Guerra do Vietnã (1955-1975)

A Guerra do Vietnã ( 1955-1973 ) aconteceu entre o Vietnã do Norte (Comunista) e o Vietnã do Sul (capitalista). Os aliados do Vietnã do Norte eram a antiga União Soviética e a China. O Vietnã do Sul tinha os Estados Unidos como seu principal aliado. Os norte-americanos entraram na guerra diretamente em 1968. Os vietcong (comunistas) usavam táticas de guerrilha. Eram agricultores, em sua maioria. Os Estados Unidos temiam o avanço dos vietcongs à Saigon. Os norte-americanos usaram napalm - ou agente laranja, arma química - que derrubavam as folhas das árvores, e acabavam queimando os civis. Mais de 58 mil soldados norte-americanos foram mortos, além de forças aliadas. Há uma estimativa de mais de um milhão de vietnamitas mortos. Vários civis foram mortos, por bombardeio aéreo e a sangue frio. As forças estadunidenses, com suas armas M16, não foram o suficiente para lutar na densa florestas do Vietnã contra os guerrilheiros vietcongs. Escondidos em túneis, e fazendo emboscadas, os vie...

IRA - Exército Republicano Irlandês (1919-2005)

O Irish Republican Army, em inglês, é o Exército Republicano Irlandês, mas conhecido como IRA que, foi um grupo paramilitar católico - fundado por Michel Collins - criado em 1919 e tinha o objetivo de separar a Irlanda do Norte - de possessão britânica desde 1921 - e anexar à República da Irlanda. O IRA (Irlanda) virou inimigo do Sinn Fein (Irlanda do Norte), passou a atuar com características de terrorismo. Com apoios dos grupos, a Irlanda (Eire), consegue a independência contra os britânicos. A Irlanda do Norte (Uslter) era de maioria cristã protestante e os irlandeses católicos se viam subjulgados pela dominação do Uslter e por isso lutavam por melhores condições de vida. O Partido Unionista passou a convocar voluntários contra o IRA, liderado por Ian Paisley, e a Força dos Voluntários Ulster, também praticavam atos terroristas. Em 1972, ocorreu o Domingo Sangrento (Blood Sunday), e cerca de 13 jovens foram assassinados e 14 foram feridos pelas forças inglesas. Esse epis...