Pular para o conteúdo principal

Operação Claw-Tiger (Turkey X PKK)

No dia 17 de junho de 2020, no norte do Iraque, a Turquia lança a Operação "Claw-Tiger", com o intuito de atacar posições de membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, o PKK.

 


O Ministro das relações do Iraque Faud Hussein admite o conflito entre Turquia e PKK, em território iraquiano.

Os turcos montaram base nas montanhas no norte Iraque e diariamente atacam o PKK.

São 14 bases (de acordo com o Liveuamap) entre elas: no Monte Chyaldel, em Bashiqa, no Masif Asus, no aeroporto de Barmene, chegando até próximo de Erbil.

Além de incursões terrestres do exército turco, os caças F-16 bombardeiam posições do PKK, porém, os ataques acabam atingindo civis da região.

No dia 11 de agosto, um drone turco atingiu oficiais iraquianos, aumentando ainda mais as tensões entre os dois países.

Há indícios que, na região de Pradost, norte de Erbil, forças do PKK e do exército iraquiano havia trocados tiros horas antes do ataque curdo.

O oficial e seu motorista estavam saindo de uma reunião "encontro" da guarda fronteiriça iraquiana e membros do PKK.

O Ministro das Relações Exteriores do Iraque cancelou a visita do Ministro da Defesa turco, marcada para semana seguinte do ataque.

O embaixador turco, em Bagdá, foi chamado para dar esclarecimentos e recebeu uma carta do Ministro das Relações Exteriores rejeitando o ataque contra soberania iraquiana.

No dia 17, próximo a fronteira com a Turquia, o braço armado do PKK, a Força de Defesa do Povo (HDP), derrubou um helicópteros Sikorsky turco, em memória do mártir Akid Karzan e dos oficias iraquianos.

Os confrontos no Curdistão Iraquiano continuam e os curdos vem resistindo aos ataques turcos, assim como, a presença de células do Daesh e seus ataques terroristas no Iraque, parecem não afetar os turcos.

A Turquia vem aumentando presença em vários países...

Continua em breve...

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nicholas J. Spykman e a Teoria do Rimland

  A Teoria do Rimland (Spykman) O Nicholas J. Spykman (1883-1943) nasceu na Holanda e foi radicado nos Estados Unidos. Spykman foi um importante geoestrategista da política externa estadunidense. Influenciado pela escola britânica, sobretudo à Teoria do Heartland, de Mackinder, desenvolveu a Teoria do Rimland – entorno da terra -, também intitulada de “Estratégia de Contenção”. O Spykman via os conflitos internacionais como algo permanente, marcando a visão de mundo da Guerra Fria. No cenário internacional, a visão de paz era condicionada à necessidade de tensão política, garantindo um “equilíbrio” e uma “estabilidade”. O “equilíbrio” e a “estabilidade” no espaço foram denominados de Rimland. Ou seja, a periferia do Heartland. Essa teoria do Spykman contradizia ao pensamento de Mackinder que afirmava que quem tem o domínio do pivô do mundo “a ilha mundial”, dominaria o mundo; e para o Spykman, “ao dominar o rimland, controlaria o mundo”. O rimland seria o espaço aonde...

Guerra do Vietnã (1955-1975)

A Guerra do Vietnã ( 1955-1973 ) aconteceu entre o Vietnã do Norte (Comunista) e o Vietnã do Sul (capitalista). Os aliados do Vietnã do Norte eram a antiga União Soviética e a China. O Vietnã do Sul tinha os Estados Unidos como seu principal aliado. Os norte-americanos entraram na guerra diretamente em 1968. Os vietcong (comunistas) usavam táticas de guerrilha. Eram agricultores, em sua maioria. Os Estados Unidos temiam o avanço dos vietcongs à Saigon. Os norte-americanos usaram napalm - ou agente laranja, arma química - que derrubavam as folhas das árvores, e acabavam queimando os civis. Mais de 58 mil soldados norte-americanos foram mortos, além de forças aliadas. Há uma estimativa de mais de um milhão de vietnamitas mortos. Vários civis foram mortos, por bombardeio aéreo e a sangue frio. As forças estadunidenses, com suas armas M16, não foram o suficiente para lutar na densa florestas do Vietnã contra os guerrilheiros vietcongs. Escondidos em túneis, e fazendo emboscadas, os vie...

IRA - Exército Republicano Irlandês (1919-2005)

O Irish Republican Army, em inglês, é o Exército Republicano Irlandês, mas conhecido como IRA que, foi um grupo paramilitar católico - fundado por Michel Collins - criado em 1919 e tinha o objetivo de separar a Irlanda do Norte - de possessão britânica desde 1921 - e anexar à República da Irlanda. O IRA (Irlanda) virou inimigo do Sinn Fein (Irlanda do Norte), passou a atuar com características de terrorismo. Com apoios dos grupos, a Irlanda (Eire), consegue a independência contra os britânicos. A Irlanda do Norte (Uslter) era de maioria cristã protestante e os irlandeses católicos se viam subjulgados pela dominação do Uslter e por isso lutavam por melhores condições de vida. O Partido Unionista passou a convocar voluntários contra o IRA, liderado por Ian Paisley, e a Força dos Voluntários Ulster, também praticavam atos terroristas. Em 1972, ocorreu o Domingo Sangrento (Blood Sunday), e cerca de 13 jovens foram assassinados e 14 foram feridos pelas forças inglesas. Esse epis...