Pular para o conteúdo principal

Mianmar - Soldados confessam limpeza étnica contra o povo Rohingya

 

 


Recentemente, no dia 13 de setembro de 2020, o jornal New York Time divulgou uma notícia em que soldados miamenses confessaram que cometeram atos de violência contra a população Rohingya.

Os soldados disseram que cometeram massacres contra a minoria étnica Rohingya, além de espancamentos, queimadas de casas, destruição de lavouras, estupros e expulsam da população dos vilarejos.

Assolado pelo medo e violência, o povo Rohingya, expulsos de suas terras, tiveram de fugir do país.

O genocídio teve caráter político empresarial e religioso. As execuções em massa começaram em agosto de 2017, quando o Exército invadiu vilarejos e cometeram crimes de guerra.

O mundo ocidental e oriental pouco falaram dessa tragédia. Mais de 700 mil Rohingyas tiveram de fugir de Mianmar, país esse que os não reconhecia.

Milhares de Rohingya fugiram para Bangladesh, onde se encontra o maior campo de refugiado em Cox's Bazar.

O número de Rohingya que chegam à Indonésia aumenta todos os dias, muitos vindo em embarcações precárias.

A população Rohingya é um considerado um povo apátrida e que vivem em condições precárias; sem acesso à saúde, educação e saneamento básico.

O governo de Mianmar, que é composta por uma junta militar, disse está em operação contra a Rohingya Solidarity Organisation e a Arakan Rohingya Salvation Army.

Em 1948, a antiga Birmânia, ficaria independente do império britânico e durante a década de 1950, em Rakhine, os muçulmanos lutavam por mais autonomia e era repreendida com ataques de budistas.

A Corte Internacional, em Haia, pretende julgar o Min Aung Hlaing, chefe das forças armadas de Mianmar.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nicholas J. Spykman e a Teoria do Rimland

  A Teoria do Rimland (Spykman) O Nicholas J. Spykman (1883-1943) nasceu na Holanda e foi radicado nos Estados Unidos. Spykman foi um importante geoestrategista da política externa estadunidense. Influenciado pela escola britânica, sobretudo à Teoria do Heartland, de Mackinder, desenvolveu a Teoria do Rimland – entorno da terra -, também intitulada de “Estratégia de Contenção”. O Spykman via os conflitos internacionais como algo permanente, marcando a visão de mundo da Guerra Fria. No cenário internacional, a visão de paz era condicionada à necessidade de tensão política, garantindo um “equilíbrio” e uma “estabilidade”. O “equilíbrio” e a “estabilidade” no espaço foram denominados de Rimland. Ou seja, a periferia do Heartland. Essa teoria do Spykman contradizia ao pensamento de Mackinder que afirmava que quem tem o domínio do pivô do mundo “a ilha mundial”, dominaria o mundo; e para o Spykman, “ao dominar o rimland, controlaria o mundo”. O rimland seria o espaço aonde oc

Tratado de Sèvres (1920)

    Em 1920, o Tratado de Sevrès foi um Acordo de Paz assinado na França e nele reconhecia a vitória dos Aliados diante o Império Otomano, posteriormente à Primeira Guerra Mundial. Nesse Tratado, o antigo Império Otomano se dividia aos interesses das: República francesa; do Reino da Itália e da Grécia; do Império Britânico; além de territórios destinados aos armênios e curdos. Portanto, houve uma reviravolta envolvendo o movimento nacionalista turco sob a influência de Atatürk, em que seu exército venceu na Anatólia e conquistou toda a península turca. Com a vitória de Atatürk, o rumo da história muda com o Tratado de Lausanne, de 1923, e os limites do Estado curdo foi extinto. Sendo assim, recomeça a luta curda por um Estado Independente e uma luta contra o governo turco.   21 de julho de 2020  

Povos, Etnias e Culturas

  A ideia de um mundo globalizado em que os diferentes povos partilhassem da mesma cultura, com hábitos em comum como: a culinária; nas vestimentas; nos valores; no idioma, parecem não ter alcançados todos os povos, cada qual com mantendo seus costumes e tradições. Num mundo plural, desde o norte da África, passando pelo Oriente Médio, o mundo árabe de religião islâmica contrasta com os árabes judeus na Palestina, ou mesmo, da África Subsaariana tribal e colonial. A globalização esbarra nos costumes e práticas de uma sociedade tribal, milenar, que vem mantendo seu modo de vida de acordo com suas necessidades. Há embates no modo de vida dos povos da Oceania, das ilhas e mares e oceanos, nas Américas, na África ou Ásia, numa ânsia de mistura e preservação da cultura, misturado ao desejo imperialista e neocolonialista com seus produtos do mundo capitalista. A migração dos turcomanos na Ásia Central para a Anatólia, dos cristão armênios fugindo pelo Oriente Médio, passando p